domingo, 18 de novembro de 2012

Heredograma e Probabilidade na Genética

Heredograma

   Agora que sabemos alguns conceitos e leis, mostrarei como é feito o calculo da probabilidade na genética para determinadas características.
   A Primeira coisa a se fazer é identificar os indivíduos que irão se unir para gerar um filho e se necessário criar um heredograma.





Ao lado uma tabela que te ajudará a organizar o heredograma.









   Identificado os pais, devemos identificar o genótipo do mesmo, o que desejamos calcular a probabilidade. Neste exemplo usaremos os pais heterozigoto (Aa), sendo calculada uma doença genética recessiva.


1ª Lei de Mendel na pratica

   Já sabemos que tanto o pai quanto a mãe tem genótipo Aa, então iremos fazer uma tabela Aa x Aa.
   Feita a tabela iremos juntar um gene do pai e um gene da mãe para ver os genótipos prováveis  AA; Aa; aa.
   Sendo uma doença genética recessiva devemos procurar o genótipo aa, ou seja, que só possui genes recessivos para que as características da doença apareçam.
   Na tabela encontra-se 4 probabilidades porem para a característica que queremos possui apenas 1 possibilidade. 
   Devemos então colocar em pratica a regra de probabilidade que consiste em:

Eventos favoráveis = 1
Eventos possíveis = 4
1/4 ou 25%

Podemos querer também calcular a possibilidade de 2 tipos de genes, neste caso devemos verificar se são dependentes ou não os dois fatores.

 Ex.
   Queremos uma criança normal, AA ou Aa. Neste caso soma-se as duas probabilidades para ter o resultado final: 1/4 + 2/4 = 3/4 ou 75% de chances de nascer uma criança normal.
   Agora se queremos uma menina 1/2 (ou é menina ou menino) com a doença 1/4 (probabilidade de ser portadora da doença)  seria 1/8. Neste caso multiplica-se as duas probabilidades. 1/4 x 1/2 = 1/8

2ª Lei de Mendel na pratica

   Agora a tabela da 2ª Lei de Mendel nada mais é do que verificar a combinação possível de genes que os pais podem doar aos filhos para verificar as probabilidades, lembrando que na 2ª Lei de Mendel há 2 características distintas, logo, 2 pares de genes distintos. 
   Nesta tabela tivemos 2 individuos heterozigotos para os dois genes então ficou AaBb x AaBb. 
   Para montar a tabela basta ver as combinações possiveis: AB; Ab; aB; ab. Esses são os genótipos que os pais podem passar aos filhos,  agora é só fazer a tabela. A tabela fica assim:
   Agora é só calcular a probabilidade como na 1ª Lei de Mendel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário